Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Exu Caveira

       Sarabumba Seu Exu Caveira! Agô!      


Representação artística de Exu Caveira na porteira da Calunga
Saravá Seo Exú Caveira, Rei da Porteira do Cemitério (imagem ilustrativa: reprodução/internet) 
 

Exu Caveira foi nomeado durante a criação da vida humana, como guardião, para cuidar das pessoas na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, na vida espiritual e material. Braço direito de Seu Omolú na Terra, é a emanação do próprio Orixá. Vem das Águas Ancestrais, das quais Zambi e Oxalá criaram tudo que vemos e também o que não vemos.

Exu Caveira é desdobramento do Sr. Omolú que assume a forma de Caveira para trabalhar ativamente na Umbanda e na Quimbanda, que são a continuação uma da outra.

Ele cuida da vida e garante a liberdade dos justos. Cuida de seus protegidos, para que não façam uso indevido de seu livre arbítrio de forma a abreviar sua existência. Tem poder de livrar as pessoas de toda espécie de doença, infortúnio, maldade, feitiço ou bruxaria.

Exu Caveira disse certa vez que encarnou na Terra pela 1ª vez - por sua própria escolha - há pouco mais de 30.000 anos: "Quando encarnei pela primeira vez na Terra, há mais de 30.000 anos, estava tudo desolado e tive que me alimentar de um óleo que brotava do chão para sobreviver", disse ele explicando porque costuma beber azeite de dendê puro. 


Imagem de Exu Caveira
Cascão de Exu Caveira ao trabalhar nas regiões abissais


Em suas passagens terrenas sofreu as mesmas provações que os seres humanos comuns, para aprender e alcançar um maior grau de evolução. 

Teve encanações como: caçador, pagé, bruxo, adivinho, mago, profeta, sacerdote, padre inquisidor, xamã, eremita, monge, senhor de engenho, navegador e jesuíta, entre outras.

Observando o respeito mostrado por outros Exus ao Seu Caveira, durante a Gira, chamando-o de 'chefe' podemos constatar que sua falange principal é composta por um total de 49 Exus, sendo que por sua vez e pela ordem, cada um destes têm mais 7 Exus a seu serviço, e assim por diante, formando uma grande legião.

A falange do Sr. Caveira é formada basicamente pelos Exus: Tata Caveira, João Caveira, José Caveira, Exu Caveirinha, Sete Covas, Pomba Gira Rainha do Cemitério e Rosa Caveira, dentre outros...

Um fato curioso que vem sendo amplamente divulgado pelos próprios Caveiras é que uma vez encarnaram todos juntos, na mesma geração no antigo Egito. Os Caveiras fizeram parte de uma mesma seita aonde Seu Tata era o sacerdote. Por praticarem o monoteísmo foram todos condenados a serem queimados vivos. 

Ao que parece a encarnação, desencarne e reencarnação desses espíritos, partindo da idade da pedra, passando pelo oriente, Egito antigo, e muitas outras outras, para encarnar em nosso Brasil colonial. Aqui no Brasil encarnaram como senhores de engenho, fazendeiros, barões e feitores de escravos; o que fundamenta terem que, por Lei, obedecer aos Pretos e Pretas-Velhos dentro dos trabalhos nos terreiros. Missão que escolheram e cumprem com amor.

Ponto riscado de Exu Caveira (Porteira da Calunga)
Ponto Riscado de Exú Caveira (Firmeza da Porteira da Calunga)

Segundo o livreto "Catecismo de Umbanda", do início do século XX, Exu Caveira, juntamente com Tata Caveira, são responsáveis diretos pela administração do vício como objeto de pena cármica. 

O vício é usado como ferramenta de trabalho por Exu no dever de fazer cumprir o Karma, ou como provação visando a evolução.

A falange dos Caveira mexe profundamente com o nosso conjunto dos processos psíquicos conscientes e inconscientes. Em parte esta influência se manifesta devido ao grande medo da morte e do desconhecido que trazemos incutido em nosso ser enquanto encarnados.


Exu Caveira não faz o mal



Os Terreiros tradicionais, da mesma linha de trabalho que os do início do século passado, tem grande receio em invocar esta entidade e só o fazem no final da Gira, para limpeza espiritual ou quando a coisa fica pesada, para quebrar qualquer energia negativa. Quando ocorrem fatores desconhecidos que fogem muitas vezes ao controle, que eles não compreendem ou mesmo não sabem lidar chamam Exu para resolver. 

Há testemunhos falaciosos, os quais dizem que este poderoso e maravilhoso Exu é louco, intrigueiro e irresponsável, carapuça que deve servir mais aos que lhe designam estes pobres substantivos abstratos. No mais as características do Exu incorporado - a terceira energia, que é o médium incorporado - depende muito do aparelho (médium) e da casa (terreiro ou centro espírita) com os quais a entidade escolhe trabalhar.

Ainda segundo o livreto "Catecismo de Umbanda", Exu Caveira e sua falange tem em especial poder em favorecer qualquer espécie de especulação, ensinando todas as táticas e artimanhas da guerra, tendo em vista a vitória sobre os inimigos, é encarregado de vigiar a entrada dos cemitérios ou qualquer lugar aonde hajam pessoas enterradas.

Seu poder é tal que muitas vezes incutem medo nos que o evoca. Não existe trabalho ou despacho a ser realizado em um cemitério sem a presença de Exu Caveira.

Lembrem-se sempre que Exu que trabalha dentro da Lei - como no caso de Seu Caveira - é um amigo bondoso e fiel, exigindo apenas fé, amor no coração, fidelidade, firmeza de caráter e idoneidade por parte dos que tem fé nele, sendo que cada um dá o que pode desses atributos, cabe a cada indivíduo sua evolução. Quanto maiores os passos à evolução maior o agrado a Deus e por conseguinte mais amizade e afinidade Exu terá conosco, pois sua maior missão é nos fazer evoluir. Evoluímos junto com Exu ao passo que ele também evolui com a gente.

Ponto riscado de Exu Caveira. Dois garfos redondos cruzados com a caveira no centro
Ponto Riscado do Senhor Exú Caveira

Características

Seu Caveira apresenta-se na maioria das vezes como uma caveira grande, de altura respeitável, vestido de preto e trazendo na mão alguma arma, sendo mais comuns: foice, tridente, espada, gládio, elmo e escudo. A arma escolhida por ele varia de acordo com a ocasião, afinal para cada trabalho existe uma ferramenta mas tem sempre seu tridente à mão.

Ele pode aparecer com a o crânio coberto, mostrando a caveira, ou não, pode-se identificá-lo facilmente pelas 'mãos', são grandes garras de caveira. Sua cor é o preto mas não raro usa também velas, ponteiros e pemba vermelha e branca. 

Do sincretismo com a divindade pagã Sergulath é que vem a estatueta 'demoníaca' de Exu Caveira encontrada em terreiros e casas de artigos religiosos. Ele até pode assumir aquela forma, caso queira, para trabalhar nas esferas abissais ou no limbo (inferno), mas pode assumir a aparência - 'cascão' - que quiser. 

É raro ver Exu Caveira incorporado fora de Terreiros de Umbanda e Quimbanda... Exu se dedica muito à pratica da caridade nas tendas onde o espírito manifesta-se para  fazer o bem. Ele também, não raro, se faz presente em cultos como: Santeria, Vodu, as Macumbas, Candomblé, Omolokô e Batuques, cultos aonde preserva sempre aparelhos disponíveis para incorporação caso seja invocado ou precise estar. Presta caridade igualmente no espiritismo Kardecista, muitas vezes usando outro nome e aparência, geralmente de alguma de suas encarnações passadas.

Ponto riscado de Exu Caveira, cruzando calunga e encruzilhada
Ponto Riscado de Exú Caveira (Firmeza de todas as energias - quatro cantos - da Calunga Pequena)

Firmeza de pensamentos e pés no chão

Devemos estar atentos para o fato de existirem espíritos mal intencionados, conhecidos por "Exú Pagão", que tentam passar-se por Exu que trabalha na Lei, inclusive por  Exu Caveira, que é uma entidade popular e conhecida. Estes zombeteiros se aproveitam e podem se apresentar como Exú aos leigos e incautos, prometendo barbaridades em troca de alguns patacos e oferendas. Ó retorno triste que é gerado nesses casos. 

Cada um colhe o que planta. Tenham sempre pensamentos firmes e pés no chão! Pratique o bem porque o bem sempre vence...

Tenha certeza, Seu Caveira é um Exu bastante antigo, amigo e companheiro, capaz de realizar verdadeiros milagres. Quando é de nosso merecimento é mais que irmão; é só cuidar pra, digamos assim: 'não sair da linha'. Como dizem no ponto cantado de Seu Caveirinha:

"...não sai da linha mano, pra não se dar mal" 

Sem medo, Exú só faz o bem e jamais faz o mal. Então, que nos permita ter saúde, que a nossa vida seja longa e próspera, evoluindo sempre. Que tudo corra bem durante nossa passagem pela Terra, bem como quando adentrarmos no mundo espiritual. Tenhamos todos nosso lugar ao Sol no planeta em que encarnamos e também lá na Aruanda.

Saravá Exu Caveira, "Rei das Catacumbas do Inferno", sempre merecedor de grande respeito por parte daqueles que o recebem, cultuam e evocam.

"Abre nossos caminhos oh Exu Caveira,
livra-nos de todo e qualquer mal,
Nos ajuda a evoluir de forma próspera e saudável, 
Com Zambi e Oxalá nos guiando, protegendo e provendo sempre,
Que assim seja!"

Laroiê Exu! Emojibá!

Ponto cantado transmitido mediunicamente pela entidade

'Salve o Morro do Calvário,
Salve o povo inteiro,
Salve Exu Caveira;
Que vem neste Terreiro,
Salve filho de fé,
Salve Calunga inteira,
Salve Exu Caveira,
Que vem trabalhar!
Emojibá!'
____
Texto editado e atualizado (do original de 2005: "Saravá Exu Caveira!"), pelo autor, em 19 de dezembro de 2019 - se reproduzir cite a fonte com link








17 comentários:

Mara🌼 disse...

Ele foi nomeado pelo seu Pai Obaluaê.
E não por Oxala!
Isso esta escrito no livro: Exu Caveira De Padre a Guradiao da Calunfa... Autora: Maria Célia da Silva editora Madras.

Unknown disse...

Tenho muito orgulho de ter exu caveira, chefe de falange como meu guardião

FILHO DO SOL disse...

Salve seu caveira: O meu é o Sr. joao Caveira, pois tenho em minhas correntes meu querido Orixá Obaluae.

Anônimo disse...

Em vez de ler em livros pergunte para ele mesmo. Quem deu a coroa a Omolú foi Oxalá, seo Caveira é o braço de Omolú na Terra, então quem deu a cora a Exu Caveira? "Na Quimbanda também é Oxalá quem manda". Saravá seo Exu Caveira! Saravá meu pai!

Unknown disse...

Gostaria de compreender melhor, sou ansioso e a vontade de conhecimento me deixa inquieto, principalmente pelo fato de talvez estar buscando a informação no lugar errado.
A única certeza que eu tenho é que meu protetor é Exu Caveira das Almas juntamente com seu Zé palavras do seu 7 Catacumbas.

Unknown disse...

Eu avistei um e sinal de bom ou ruim?

Exu Caveira (Wikipédia) disse...

Exu Caveira é o nome de uma falange de exus da Umbanda e da Quimbanda. É uma das entidades mais cultuadas dentro da religião umbandista. Tem ritualística muito parecida com a de Exu Tata Caveira, com o qual costuma ser confundido. No entanto, enquanto Tata Caveira trabalha nos sete campos da fé, o Exu Caveira trabalha "nos mistérios da geração, na calunga" (cemitério).

Unknown disse...

tive um sonho onde uma caveira vestida de capa preta ..com voz firme me disse para buscar compeender sobre direita e esquerda...pois eu eatava com lado direito comorometido..dores fortes...comecei a buscar...e hoje sei q tive contato com exu caveira ...nao pertenco a nenhum grupo religiiso e estou cultuando as entidades em minha casa...ne sinro protegida e estou esperando oor mais informacao para saber exatamente oq posso fazer para ajudar outras pessoas a se conectarem com suas entidades.

Anônimo disse...

A Umbanda é a continuação da Quimbanda e a Quimbanda é a continuação da Umbanda, elas se completam. Direita e esquerda formam um só corpo. É com o encontro dos polos positivo e o negativo que se faz a luz! Se está dando certo continue a fazer justamente o que está fazendo, buscando evoluir sempre. Compartilhando nossas experiências vividas já estamos ajudando as pessoas a se reconectar com o divino. É dando que se recebe e um exemplo (ação) vale mais que muitas palavras. Saravá o Sr. Exu Caveira e sua falange maravilhosa! Axé

Fabrício disse...

Me ajudem !!! Pode um médio ter como entidade o seu tata caveira, mesmo sem ser filho de Omolu???

Orações e Magia disse...

Oi Fabricio, pode sim, filho de qualquer que seja o Orixá pode trabalhar com o Seu Tata Caveira. Na verdade que escolhe é o Seu Tata, bem como lhe é dado todo livre-arbítrio para trabalhar com ele ou não. Veja, quando a pessoa é Católica, ela não precisa ser obreiro, padre, freira, bispo, ou ministro da Igreja para ser católica, praticante ou não. No Budismo ninguém precisa ser monge para ser budista, praticante ou não. Na Umbanda e na Quimbanda ocorre o mesmo, pois mesmo sendo uma religião Espírita ninguém é obrigado a ser da hierarquia do Terreiro ou trabalhar com alguma entidade para ser de Umbanda. Frequente o Terreiro, ou não, seja praticante ou não. Tudo é uma questão de livre arbítrio, como é o mesmo que exerce o Seu Tata ao escolher os médiuns com quem deseja trabalhar. Espero ter lhe ajudado a compreender a resposta à sua questão. Axé!

Unknown disse...

Gostaria de trabalhar comia minha medium unidade só não encontro escola honesta lugares abertos para me ensinar a forma correta tenho filho de Exu Caveira gostaria de algum lugar para mim frequentar em Jacarepaguá telefone de contato 21 97 2121 3 67

Anônimo disse...

Gratidão poderoso Exu Caveira, por ser o lume que brilha nas trevas, reconduzindo os Espíritos dos encarnados, e desencarnados, de volta à senda da Luz e do progresso. Sarabumba meu Pai!

Maria Dineslande de oliveira Nunes disse...

Ontem a noite sonhei q exu caveira vinha me visitar em meu quarto. Eu estava deitada na cama com meu filho e meu esposo.E uma voz dizia q era ele q estava na minha casa.So q é como se eu estivesse acordada .Então eu ouvi a voz dele dizendo algunhas palavras q eu não entendia e no final ele disse q as coisas iria melhorar na minha vida e tudo iria dar certo e foi embora pela porta dos fundos.o q significa ?alguem pode me responder?

Cultura Espírita disse...

Maria Dineslande, se ele disse... está falado. Quer dizer isso mesmo. Ele está cuidando das costas de vocês para que nenhum mal lhes atinja e as coisas devem melhorar no que diz respeito ao sustento do lar, conforto da família e questões de saúde. A parte que você não conseguiu entender devia ser ele expulsando as trevas e o mal que de maneira oculta estava atrapalhando a vida de vocês. Continue vigiando, orando e meditando. Sirva e saiba respeitar seu limite entre trabalho e descanso. Tudo vai ficar bem. Siga em frente certa de que não há mal que dure para sempre nem dificuldade que não possa ser superada. Fé em Deus! Guardião Exu Caveira foi enviado por Ele para abrir seus caminhos, cuidar da sua retaguarda, proteger a você e a sua família contra as forças das trevas e inimigos sejam eles visíveis ou não, declarados ou ocultos. Axé!

Rogério Lemes disse...

Eu acho bastante interessante desvendar melhor o Exu e aqui encontrei um texto bem completo, pena que existam opiniões diferentes por uma questão de consciente coletivo, ou seja, ideias contrárias. Mas, posso dizer que o Exu Caveira sempre me trouxe bons resultados e sou grato. Excelente conteúdo!

Anônimo disse...

me ajuda a fazer contato com ele ?