Translate this blog

sexta-feira, 30 de julho de 2010

A lenda da criação na Quimbanda ♆ Quimbanda Creation Myth



No começo de tudo, somente existia Nzambi. ele era o Um, o Eterno, detentor de todas as mirongas (segredos, magias). Nzambi era cheio de energia e poder e estava pronto para explodir a qualquer momento. 

Então, decidiu que era o momento de criar. Em um piscar de olhos, ele fez de si mesmo milhões e milhões de pedaços de matéria que se dispersaram, serpentenando, como um redemoinho, girando em sentido horário em torno dele. Nzambi criou Ngombe, o Universo e toda a matéria visível.

Nzambi decidiu, então, criar um Ser capaz de atravessar o Espaço entre os corpos materiais e, concentrando-se em um ponto fixo, trouxe à vida Exu-Aluvaiá, que era homem e mulher ao mesmo tempo, uma manifestação da natureza de Nzambi.

E Nzambi deu sete dons a Exu-Aluvaiá dizendo:

1. Viajar livremente para lugares onde eu nem sempre estarei. Eu te dou as chaves que abre as fronteiras entre os Espaços, entre a luz e a treva, entre o calor e o frio.

2. Eu te faço livre para escolher entre o bem e o mal...

3. E você terá o conhecimento de todas as coisas; será capaz de lembrar todas as coisas que ver e ouvir deste momento em diante e vai enriquecer sua sabedoria pela sua própria experiência e pela experiência dos outros...

4. Você terá a capacidade de ver através do tempo e conhecer o passado e o futuro de todos os seres; mas não conhecerá seu próprio futuro...

6. Terá inteligência para entender todas as criaturas, as elevadas, as medianas e as inferiores...

7. E eu te dou o poder de multiplicar a si mesmo, de criar seres similares a você mesmo; eles serão inferiores a você em poder. Mas tenha cuidado com esse poder porque uma vez que você se divida não mais poderá voltar a ser um novamente. Esse mistério é somente meu.

Fonte: Dos Ventos, Mario - Na Gira do Exu: The Brazilian Cult of Quimbanda - Pg. 26




Nenhum comentário: