Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

quarta-feira, 24 de junho de 2009

São João Batista ⭐︎ 24 de Junho ⭐︎ Simpatias ⭐︎ Orações


As Festas Juninas surgiram na Europa, originam-se na antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão (hemisfério norte)

Assim como a cristianização da árvore pagã "sempre verde" que se transformou na árvore de Natal, a Festa Junina do dia de Midsummer (24 de Junho) pouco a pouco, durante a Idade Média, foi transformando-se na festa de São João Batista, o santo celebrado nesse mesmo dia. 

Ainda hoje, a Festa Junina é o traço comum que une todas as festas de São João européias. 

Uma lenda católica antiga, afirma que o costume de acender fogueiras no começo do verão europeu era originado num acordo feito pelas primas Maria e Isabel; para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio, após o parto Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.

'A relevância do papel de São João Batista reside no fato de ter sido o "precursor" de Cristo, a voz que clamava no deserto e anunciava a chegada do Messias, insistindo para que os judeus se preparassem, pela penitência, para essa vinda. Já no Antigo Testamento encontramos passagens que se referem a João Batista. Ele é anunciado por Malaquias e principalmente por Isaías. Os outros profetas são um prenúncio do Batista e é com ele que a missão profética atingiu sua plenitude. Ele é assim, um dos elos de ligação entre o Antigo e o Novo Testamento. 

Segundo o Evangelho de Lucas, João, mais tarde chamado o Batista, nasceu numa cidade do reino de Judá, filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, parenta próxima de Maria, mãe de Jesus. Lucas narra as circunstâncias sobrenaturais que precederam o nascimento do menino. Isabel, estéril e já idosa, viu sua vontade de ter filhos satisfeita, quando o anjo Gabriel anunciou a Zacarias que a esposa lhe daria um filho, que devia se chamar João. 

Depois disso, Maria foi visitar Isabel. "Ora quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: 'Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre ! Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite ?'" (Lc 1:41-43). Todas essas circunstâncias realçam o papel que se atribui a João Batista como precursor de Cristo.

Ao atingir a maturidade, o Batista se encaminhou para o deserto e, nesse ambiente, preparou-se, através da oração e da penitência - que significa mudança de atitude, para cumprir sua missão. Através de uma vida extremamente coerente, não cessava jamais de chamar os homens à conversão, advertindo: " Arrependei-vos e convertei-vos, pois o reino de Deus está próximo". 

João Batista passou a ser conhecido como profeta. Alertava o povo para a proximidade da vinda do Messias e praticava um ritual de purificação corporal por meio de imersão dos fiéis na água, para simbolizar uma mudança interior de vida. A vaidade, o orgulho, ou até mesmo, a soberba, jamais estiveram presentes em São João Batista e podemos comprová-lo pelos relatos evangélicos. 

Por sua austeridade e fidelidade cristã, ele é confundido com o próprio Cristo, mas, imediatamente, retruca: "Eu não sou o Cristo" (Jo 3, 28) e " não sou digno de desatar a correia de sua sandália". (Jo 1,27). Quando seus discípulos hesitavam, sem saber a quem seguir, ele apontava em direção ao único caminho, demonstrando o Rumo Certo, ao exclamar: "Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". (Jo 1,29).

João batizou Jesus, embora não quisesse fazê-lo, dizendo: "Eu é que tenho necessidade de ser batizado por ti e tu vens a mim ?" (Mt 3:14). Mais tarde, João foi preso e degolado por Herodes Antipas, por denunciar a vida imoral do governante. Marcos relata, em seu evangelho (6:14-29), a execução: Salomé, filha de Herodíades, mulher de Herodes, pediu a este, por ordem da mãe, a cabeça do profeta, que lhe foi servida numa bandeja. O corpo de João foi, segundo Marcos, enterrado por seus discípulos.' Celebremos hoje então, nesta data tão especial, a vida e o legado do glorioso São João Batista!

Conta a tradição que quando São João Batista nasceu, sua mãe, Isabel teria acendido uma grande fogueira para anunciar o nascimento do bebê. Assim, sua prima Maria poderia saber do acontecido mesmo de longe, ao ver o sinal de fumaça no céu. No entanto, históricamente, relata-se que no século 6, a Igreja Católica teria passado a homenagear São João no dia 24 de Junho, próximo à época em que eram realizadas comemorações pelas colheitas na Europa. Só no século 13, outros santos completaram o ciclo de festas juninas. Dia 13 para Santo Antônio, dia 24 para São João Batista e dia 29 para São Pedro e São Paulo.

A partir dessa união entre a festa por boas colheitas e a festa em louvor aos santos católicos, a fogueira - principal elemento nos festejos agrícolas - passou a ser também uma homenagem ao nascimento de São João. De uma forma ou de outra, sinais no céu são o que não faltam no dia desse santo. Fogos de artifício e os temidos balões são marcas da festa que é tradição em todo o Brasil e Portugal. 

Enquanto isso, na terra, bandeiras, muita comida, bebidas e danças típicas são feitas em homenagem ao santo. Existem várias lendas sobre este santo e a tradição de sua festa. Uma delas é a de que São João adormece no seu dia, pois se estivesse acordado vendo as fogueiras que são acesas para homenageá-lo, não resistiria: desceria à Terra e esta correria o risco de incendiar-se. Segundo os devotos, os balões levam os pedidos para São João. 

Assim, acredita-se que se o balão queimar, o desejo não será realizado. Portanto, talvez o melhor seja não se arriscar. É preparado também um mastro para receber a bandeira do santo homenageado. Enquanto ela é levantada são feitas preces, pedidos e simpatias.

Na Umbanda São João Batista é sincretizado com Xangô, Orixá da Justiça, que reina nas pedreiras. Xangô também é sincretizado com São Jerônimo, São Pedro. Seu símbolo é o machado de duas faces, significando que o machado tanto protege seus filhos das injustiças como os punem quando as cometem, bem como, a Estrela de 6 pontas cujo símbolo é em si o poder equilibrador do Universo.

"São João Batista vem, vem minha gente, vem chegando de Aruanda, salve fé e caridade, salve filhos de Umbanda!"



Simpatias

  • Na noite de São João, escreva o nome de quatro pretendentes em cada ponta do lençol e dê um nó em cada uma delas. De manhã, o nó que estiver desmanchado tem o nome da pessoa com quem você irá se casar.
  • Escrever três nomes em pedaços de papel. Dobrá-los bem e colocar, aleatoriamente, um no fogão, outro na rua e o último sob o travesseiro. Ao amanhecer, desdobrar o que está sob o travesseiro; esse será o nome do(a) seu(sua) futuro(a) namorado(a).
  • Numa bacia com água, colocar duas agulhas. Se elas se juntarem, é sinal de que você vai se casar em breve.
  • Simpatia do papel na fogueira: Na beira da fogueira, segurando um papel branco, coloca-se por cima da fogueira e, sem deixar o papel queimar, ir girando-o, enquanto reza uma Salve Rainha. A fumaça irá fazendo um desenho que nada mais será do que o rosto do homem com quem vai se casar.
  • Simpatia da vela: Em uma bacia ou prato virgem, colocar água e levá-la para a beira da fogueira, na noite de S. João. Acender então uma vela e, enquanto vai rezando uma Ave-Maria, deixar os pingos da vela caírem na água. Depois é só interpretar a inicial da letra do homem com quem vai se casar.
  • Simpatia para descobrir namorado: Esta simpatia deve ser feita no dia de São João (24 de Junho) - Se você for a uma festa onde vão estar vários homens interessantes, leve na sua bolsa um pouquinho de sal, embrulhado num guardanapo de papel. Aproxime-se da mesa de comes-e-bebes e, sem que ninguém perceba, jogue uma pitada de sal por cima dos alimentos que serão servidos. Enquanto faz isso, diga mentalmente: “A boca que este sal provar é daquele que vai me amar”. Depois, é só ficar com atenção para ver qual deles vai comer o sanduíche.
  • Para curar verrugas: Simpatia do 1º ramo - As verrugas curam-se passando sobre elas o primeiro ramo que encontrar ao clarear o dia de São João.
  • Banho de São João para obter proteção e alegria: Em uma bacia com água, junte cravos e folhas de alecrim e manjericão e deixe descansar. No dia de são João, tome um banho e jogue a mistura no corpo, do pescoço para baixo, invocando a proteção dele. Enxugue-se apenas de leve.



Oração do penitente a São João Batista

"São João Batista, voz que clama no deserto: "Endireitai os caminhos do Senhor... fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias", ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: "Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo". São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós. Assim seja!"

Oração do católico a São João Batista

"Ó Glorioso São João Batista, príncipe dos profetas, precursor do divino Redentor, primogénito da graça de Jesus e da intercessão de sua Santíssima Mãe, que fostes grande diante do Senhor, pelos estupendos dons da graça de que fostes maravilhosamente enriquecido desde o ceio materno, e por vossas admiráveis virtudes, alcançai-me de Jesus, ardentemente vos suplico, que me dê a graça de o amar e servir com extremado afecto e dedicação até a morte. Alcançai-me também, meu excelso protector, singular devoção a Virgem Maria Santíssima, que por amor de vós foi com pressa á casa de vossa mãe S. Isabel, para serdes livre do pecado original e cheio dos dons do Espírito Santo. Se me conseguirdes estas duas graças, como muito espero de vossa grande bondade e poderoso valimento, estou certa de que, amando até a morte a Jesus e a Maria, salvarei minha alma e no céu convosco e com todos os Anjos e Santos amarei e louvarei a Jesus e a Maria entre gozos e delícias eternas. Amém!"

Santa missa do dia 24 de junho:

"Antífona da entrada: "Houve um homem enviado por Deus: o seu nome era João. Veio dar testemunho da Luz e preparar para o Senhor um povo bem disposto a recebê-lo" (Jo 1, 6-7 ; Lc 1, 17)

Oração do dia: Ó Deus, que suscitastes São João Batista, a fim de preparar para o Senhor um povo perfeito, concedei à Vossa Igreja as alegrias espirituais, e dirigi nossos passos no caminho da salvação e da paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Diz-se o Creio.

- Sobre as oferendas

Ó Deus, acorremos ao altar com nosso dons celebrando com devida honra o nascimento de São João Batista, que anunciou a vinda do Salvador do mundo e o mostrou presente entre os homens. Por Cristo, nosso Senhor.

- Prefácio: "A Missão do Precursor"

O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós! Corações ao alto. O nosso coração está em Deus!

Demos graças ao Senhor, nosso Deus! É nosso dever e nossa salvação! Na verdade é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças sempre e em todo lugar, Senhor Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Proclamamos hoje as maravilhas que operastes em São João Batista, precursor de Vosso Filho e Senhor nosso, consagrado como o maior entre os nascidos de mulher. Ainda no seio amterno, ele exultou com a chegada do Salvador da Humanidade, e seu nascimento trouxe grande alegria. Foi o único dos profetas que que mostrou o Cordeiro Redentor. Batizou o próprio autor do Batismo, nas águas assim santificadas, e, derramando seu sangue, mereceu dar o perfeito testemunho de Cristo. Por esta razão, unidos aos anjos e a todos os santos, nós vos aclamamos jubilosos, cantando (dizendo) a uma só voz: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo! O céu e a terra proclamam a Vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

- Antífona da comunhão: "Graças ao entranhado amor do nosso Deus, visitou-nos a Luz que vem do alto" (Lc 1, 78)

- Oração depois da comunhão: Restaurados ó Deus, à mesa do Cordeiro Divino, concedei que a Vossa Igreja, alegrando-se pelo nascimento de São João Batista, reconheça no Cristo por ele anunciado, Aquele que nos faz renascer. Por Cristo, nosso Senhor.

- Bênção Solene: O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós! O Deus que é nosso Pai, e nos reuniu hoje para celebrar a festa de São João Batista (padroeiro de nossa Comunidade, ou Paróquia, ou Diocese, ou Arquidiocese), vos abençoe, vos proteja de todo mal e vos confirme na sua paz. Amém! O Cristo Senhor que manifestou em São João Batista a força renovadora da Páscoa, vos torne testemunhas de seu Evangelho. Amém! O Espírito Santo que em São João Batista nos ofereceu um sinal de solidariedade fraterna, vos torne capazes de criar na Igraja uma comunhão de fé e amor. Amém!

Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e + Espírito Santo. Amém!"

Oração de São João Batista:
(padroeiro de Niterói e São João de Meriti - RJ)

"Glorioso São João Batista, que fostes santificado no seio materno, ao ouvir no seio de vossa mãe a saudação de Maria Santíssima, e canonizado ainda em vida, pelo mesmo Jesus Cristo, que declarou solenemente não haver entre os nascidos de mulher nenhum maior do que vós; por intercessão da Virgem e pelos infinitos merecimentos do seu Divino Filho, de quem fostes precursor, anunciando-O como Messias apontando-O como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, alcançai-nos a graça de darmos também nós testemunho da verdade e selá-lo até, se preciso for com o próprio sangue, como fizeste vós, degolado iniquamente por ordem de um rei cruel, cujos desmandos e caprichos havíeis justamente verberados em vida, para que, verdadeiramente animados do vosso Espírito, no estado em que Deus nos colocou, possamos um dia gozar convosco da Bem-Aventurança Eterna."

Assim seja! Salve São João Batista! Viva São João Batista!



Um comentário:

Anônimo disse...

Festa de St. Hans ou São João Batista

Enquanto em tempos antigos festejava-se a chegada do sol ao seu ponto mais alto, no mesmo dia hoje, a Noruega festeja o nascimento de João Batista, em uma mistura de tradições antigos com novos.

Na Noruega, a noite de São João, ou Sankt Hans em norueguês, é festejada no dia 23 de junho. O costume é bem antigo e servia para celebrar o ponto alto do verão, até a festa ter ganho caráter religioso, em 1770. Então a igreja escolheu exatamente esse dia em memória de João Batista, para banir os velhos costumes pagãos que eram praticados na mesma data há muito tempo. Porém, a história dessa festa não é assim tão simples, pois, hoje em dia, ainda vivem muitas das tradições antigas que eram parte das comemorações do equinócio, muito antes do Cristianismo chegar ao país.

Hans é uma forma abreviada de Johannes. Ele era parente de Jesus e filho de Santa Isabel, à qual Maria visitou para ter certeza sobre a mensagem dos anjos, que disseram que ela estaria grávida. O dia de São João é celebrado em homenagem ao nascimento de João Batista, que ocorreu seis meses antes do nascimento de Jesus Cristo.

O antigo com o novo

Não é por acaso que os noruegueses festejavam a homenagem ao verão exatamente no dia 23 de junho. Esse é o dia em que o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde, sendo o dia mais claro e mais longo do ano; algo bem significativo quando se vive em um país com uma diferença tão grande entre o verão e o inverno. Fogueiras eram acesas para dar ajuda simbólica para que o sol se fortalecesse e transmitisse sua força vital. Porém, as fogueiras também tinham uma outra e, talvez, mais importante função para as pessoas, que era afastar os seres místicos, bruchas e forças do mal, naquela importante noite de verão. Acreditava-se que, nessa noite, tais seres vagavam ainda mais, para desejar dar as boas-vindas aos tempos mais escuros que se seguiriam. Era também naquela noite que as bruchas viajavam para Bloksberg, para se encontrarem com o diabo. Os currais, estábulos e animais eram marcados com cruzes, para serem protegidos contra as forças do mal.

As velhas tradições foram misturadas às novas, e os costumes que estão hoje ligados às celebrações do dia de São João são mais populares e pré-cristãos que religiosos. Acendem-se fogueiras e festeja-se a luminosa noite de verão, e as crianças ouvem histórias sobre espíritos malignos que ficavam à solta naquela noite, em tempos muito e muito antigos.

Acreditava-se, também, que aquela noite possuía poderes mágicos. Os solteiros colhiam sete flores de tipos diferentes, e as deixavam debaixo do travesseiro. Assim, seria possível sonhar com a pessoa com quem se casaria. Muitas tradições do dia de São João reportam-se à preservação da vida e à criação de uma nova vida. O tempo dessa noite também preconizava como seriam as condições climáticas no resto do verão. Um dia chuvoso, por exemplo, indicava que haveria um outono úmido.

Festa Junina?

O mês de junho é um mês de festas no Brasil. Mas será que há alguma ligação entre a festa junina do Brasil e a festa de São João na Noruega? Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro, por isso a festa também recebe o nome de "festa joanina". Porém tanto o nome quanto a festa têm origem nos países católicos da Europa. Foram inseridos no Brasil pelos navegadores portugueses, e rapidamente misturados às tradições e costumes brasileiros. Como a festa norueguesa, o dia de São João no Brasil se originou nos tempos antigos do cristianismo, e também tem forte influência de festas bárbaras e pagãs. Assim como na Noruega, era comum acenderem-se fogueiras para espantar os maus espíritos.