Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

sábado, 18 de junho de 2016

Simbolismo da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


A imagem original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um "Ícone", ou seja, é a representação de um mistério através de uma pintura rica de simbolismos e significados. 

A imagem é uma obra de arte pintada em nogueira. Mede 41,5 x 53cm e o fundo da pintura é folheado a ouro. O venerado ícone está em Roma desde o ano 1499, na igreja de Santo Afonso de Ligório, que foi um grande devoto da Virgem Maria. 

Na Igreja Ortodoxa o ícone é conhecido como a Virgem da Paixão ou "Theotokos" (Mãe de Deus) da Paixão, por causa da mensagem contida na imagem. Conheça agora o maravilhoso significado dos símbolos da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Véu e manto de Maria na cor azul

A cor azul representa o céu e a verdade. O manto e o véu azul em escuro representam a virgindade Nossa Senhora. Este era o traje que identificava as virgens em Israel.

A túnica da Virgem Maria em vermelho escuro

A túnica vermelha Representa a maternidade. As mães da Palestina usavam uma túnica assim para identifica-las como mães. Com isso, o ícone está ensinando que Maria é "Virgem e Mãe". Virgem, por causa do véu azul; Mãe, por causa da túnica vermelha. A túnica em vermelho representa ainda a Paixão de Jesus. A mãe sente e sofre a paixão com seu filho, mas socorre-o em suas angustias. Assim também ela nos socorre.

A estrela no topo do véu

A estrela no topo do véu de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ensina que Maria é a "ESTRELA DO MAR". O "mar" representa os gentios, ou seja, todos os "não judeus" que se tornaram cristãos. O número deles é tão grande, que é como se formassem um mar. Maria, então, é a estrela que guia os cristãos nas águas do mar da vida, apontando o caminho para seu filho Jesus.

A túnica verde do Menino Jesus

Na história do Cristianismo, o verde é a cor da vida. A túnica verde do Menino Jesus no ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro representa a vitória da vida sobre a morte.

O manto amarelo dourado do Menino Jesus

O amarelo é a cor da luz e da divindade, como o ouro. O manto amarelo dourado do Menino Jesus representa sua divindade.

A expressão do Menino Jesus

O Menino Jesus está olhando para os arcanjos Gabriel (à direita) e Miguel (à esquerda). Estes, lhe apresentam os instrumentos da paixão. Por isso, ele se assusta e busca "socorro" em sua mãe. Esta busca de socorro é representada pelas mãos do Menino Jesus apoiando-se na mão direita de Maria.

As mãos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

As mãos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ao mesmo tempo que dão apoio e segurança ao filho, apontam para ele. Esta representação nos ensina que Maria não quer atenção para si, mas sim para Jesus. Maria sempre leva as pessoas até Jesus. Por isso, toda devoção mariana é cristocêntrica.

As mãos do Menino Jesus

As mãos do Menino Jesus voltadas para baixo sobre as mãos de Maria significam que ele concede à sua Mãe o poder de dispensar graças a todos aqueles que pedirem a ela. Assim como ela protegeu o menino Jesus na terra, agora no céu ela protege e concede graças a todos os que se abrigam sob a sua proteção de mãe.

A expressão de Nossa senhora do Perpétuo Socorro

Ao socorrer seu filho, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro não olha para ele, mas sim para nós, que olhamos para a imagem. Isto tem um significado profundo: Maria olha para nós e aponta com as duas mãos para Jesus, como que dizendo: "Olhem para Jesus e sigam seus ensinamentos".

O semblante de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

O semblante de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é sereno e pacífico, ensinando que, quem está com Jesus, tem paz. Este semblante também revela a santidade de Maria.

Os olhos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Os olhos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro são grandes e olham para quem olha para ela, ensinando que Maria olha para nós e tem o olhar atento para nossas necessidades e problemas. Podemos confiar em seu Perpétuo Socorro, como o próprio Menino Jesus o faz.

A boca pequena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A boca pequena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro simboliza uma característica importante de Maria mencionada nos Evangelhos "Ela guardava tudo em seu coração". Ela é a Virgem do Silêncio, ela fala pouco, mas aponta para Jesus.


O Arcanjo Gabriel

No canto superior direito de quem olha para o quadro vê-se a imagem de São Gabriel Arcanjo. Ele veste túnica vermelha representando a paixão de Jesus e suas asas são verdes, representando a vitória da vida sobre a morte. Ele apresenta a cruz e os cravos a Jesus, segurando-os através da túnica, simbolizando que estes objetos são sagrados. Ele anuncia o sofrimento de Cristo, mas também, sua vitória sobre a morte.

O Arcanjo Miguel

No canto superior esquerdo de quem olha para o quadro vê-se a imagem de São Miguel Arcanjo. Também com cores vermelho e verde, ele anuncia a Paixão e a vitória de Cristo sobre a morte. Ele segura a lança, que perfurará o lado de Cristo e a esponja com vinagre, que lhe será dada antes de sua morte. Ele também segura estes objetos através do manto, mostrando que estes objetos são sagrados.

As letras na imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A Imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem várias letras ou inscrições em Grego. Vamos compreender cada uma delas. No topo da imagem, vemos as letras MP (lado esquerdo) e T (lado direito). MP são as inicias de Mãe. T são as iniciais de "Te" - de Deus. Essas letras, portanto, são as iniciais em Grego do título "Mãe de Deus", referindo-se a Nossa Senhora. "OAM" são as iniciais de "e" "a", Miguel Arcanjo. OAG são as iniciais de "e" Gaß", Gabriel Arcanjo IC-XC são as iniciais de "s" "st", Jesus Cristo

O ouro ao fundo

O ouro ao fundo de todo o quadro simboliza o céu, onde Jesus e Maria estão entronizados. O ouro representa também a alegria celeste que espera todos aqueles que recorrerem à Virgem Maria e praticarem aquilo que seu Filho ensinou.

A sandália pendurada no pé direito do Menino Jesus

A sandália pendurada no pé direito do Menino Jesus tem dois significados. O primeiro é que, com o susto do Menino ao ver os Arcanjos anunciando-lhe o sofrimento, ele se volta rapidamente para sua mãe e, assim, uma de suas sandálias fica dependurada. Significa que, diante dos sofrimentos da vida, devemos recorrer apressadamente a Nossa Senhora, pois foi delegado a ela o poder de nos dar "Perpétuo Socorro". O segundo significado é que a sandália pendurada representa todos aqueles que estão vacilando na fé, presos a Jesus por apenas um fio, que é a devoção a Maria. 

Assim, estes devem fazer como o Menino Jesus: buscar socorro apressadamente em sua mãe. 

Oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 

"Ó mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força de nosso coração, que ampareis a cada um de nós em vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento. Que o vosso olhar esteja sempre atento para não nos deixar cair em tentação. 

Que em vosso silêncio aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai. Intercedei junto ao Pai pela paz no mundo e em nossas famílias. Abençoai todos os vossos filhos e filhas enfermos. Iluminai nossos governantes e representantes, para que sejam sempre servidores do povo de Deus. Concedei-nos ainda muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias, para a maior difusão do reino de filho Jesus Cristo. 

Enfim derramai nos corações de vossos filhos e filhas a Vossa Benção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro nesta e noutra vida, assim seja."



Sincretismo de Nossa Senhora com Iemanjá


texto de Tania Wentzel


Iemanjá, sincretizada com Maria

"O fenômeno do sincretismo religioso ainda é uma realidade no meio Umbandista atual. Na verdade o comum é vermos os altares de nossos Terreiros tomados por imagens de santos católicos e até mesmo deuses hindus e personalidade de outros sistemas filo-religiosos, como é o caso do Dr. Bezerra de Menezes. O brasileiro foi caracterizado como homem sincrético, produto do cruzamento de três culturas distintas: a branca (área européia), a negra (afro - América) e a índia (indo - América). 

O sincretismo de Maria com os Orixás se faz notar no altar da Umbanda, onde encontraremos a imagem de Nossa Senhora da Conceição ou de Nossa Senhora Aparecida, fazendo sincretismo co 

Nossa Senhora Maria teve grande importância para a Humanidade, pois foi através dela que Jesus, nosso Senhor, foi concebido para pregar o seu Evangelho de Paz e Amor.

Iemanjá é o único Orixá que tem uma imagem própria, Umbandista, não católica, assim mesmo encontramos sincretismo de Iemanjá com Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora das Graças dependendo da região. Onde houver duas ou mais culturas haverá sempre o sincretismo, que marca o encontro entre elas. Maria faz parte de uma cultura que dominou todo o Ocidente e boa parte do Oriente. 

É o símbolo do amor. A vibraçãoes de Oxum na Umbanda trabalham em harmonia com a vibração Iemanjá, assim como, todos os Orixás das Águas. Comanda a gestação e, portanto, a reencarnação de todos os seres, é uma Doce Mãe que considera seus filhos sua maior riqueza. 

É a mãe das crianças que até aos sete anos mantêm sua inocência e a alegria, e por eles, luta e chora até lavar todas as dores. Sua Linha é formada por Entidades delicadas, feminina em sua grande maioria, que distribuem a fartura dos alimentos, vinda de Oxóssi. 

Mesmo sendo Oxóssi o regulador das Matas, é a Ela que pertence a fecundidade na Natureza. Os espíritos dessa Falange incrementam a doçura nos lares, amainam pessoas e ambientes, estimulando a energia que comandam: O Amor. 

O nome Maria significa "Senhora da Luz" 


É Santa Padroeira de Portugal, podendo ter diversos nomes: 

Nossa Senhora de Nazaré 
Nossa Senhora Aparecida 
Nossa Senhora da Conceição 
Nossa Senhora do Rosário 
Nossa Senhora de Guadalupe
Nossa Senhora do Carmo
Nossa Senhora de Lourdes 
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 
Nossa Senhora de Fátima 

Estes são só alguns dos nomes protetora dos idosos, crianças e dos desamparados. Estendei o Vosso Manto sobre as nossas cabeças. Dai-nos forças para não cairmos extenuados pelo cansaço e pelo desânimo. Dai-nos forças para não nos perdermos nos caminhos da ingratidão e da descrença.

Amparai-nos com o Vosso poder, para que não nos enveredemos pelas estradas escuras do ego, da ambição, do ódio e da maldade. Afastai de nosso coração o sentimento de vingança.

Viva Mamãe Maria!
Viva Nossa Senhora!"