Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Qual o dia certo para o católico montar sua Árvore de Natal?



Data

O mês de dezembro está aí, e com ele o Natal. Mesmo em se tratando de uma prática cristã antiga, muitos se confundem sobre a data certa para montar a Árvore de Natal. O dia correto, segundo a CNBB, Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, a Árvore de Natal, que simboliza a vida, deve ser montada no primeiro domingo do Advento, que marca o começo deste tempo litúrgico. O Advento começa exatamente quatro domingos antes do Natal.

Como montar 

A igreja aconselha que se monte a árvore aos poucos, e não tudo de uma só vez. Comece no Dia do Advento e aproveite as quatro semanas restantes para o Natal para acrescentar outros acessórios, enfeites e luzes em geral... A montagem da árvore é um bom momento para ser dedicado à família e para a reflexão sobre o sentido do Natal. 

Participação 

A dica é convidar as crianças para montar, tanto a árvore quanto o presépio. Isso ajuda a fazer com que elas conheçam o sentido e a importância da data. Hoje a árvore tem um papel mais social do que religioso, mas ao reunir as crianças para montá-la. A ocasião é perfeita para os parentes explicarem o significado do Natal as crianças: o nascimento do menino Jesus. 

História 

"A árvore como símbolo do Natal nasceu no norte da Europa, quando, no inverno rigoroso da região, só o espruce, ou abeto, (da família do pinheiro e do carvalho) resistia verde". "As pessoas passaram a ligar a árvore que não sucumbia ao frio à esperança cristã e passaram a colocá-la dentro das casas, dando início ao costume", explica o padre Hernaldo Pinto Farias, da CNBB



E sabe por que se usa uma estrela no alto do pinheiro? Ela simboliza a luz da estrela que guiou os reis magos em direção ao menino Jesus, diz FariasA árvore de Natal deve ficar montada até o Dia de Reis, em 6 de janeiro, porque foi nesse dia que os reis magos encontraram o menino Jesus. O Natal, provem do latim 'natális', por sua vez derivada do verbo 'nascor, nascéris, natus sum, nasci', que significa nascer. Como adjetivo, significa o local onde ocorreu o nascimento de alguém ou de alguma coisa. 

De 'natális' deriva também 'natureza', o somatório das forças ativas em todo o Universo.

A data é amplamente reconhecida como uma festa religiosa, é a celebração do nascimento de Jesus. O Natal é comemorado no dia 25 de Dezembro desde o Século IV pela Igreja Ocidental, e, desde o século V pela Igreja Oriental. Na Igreja Ortodoxa o Natal é comemorado no dia 7 de Janeiro. 

☞ Clique aqui e leia mais sobre o Natal...



Nenhum comentário: