Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Prece a São Cosme, Damião e Doum

'Doum', origem:  Conta o folclore das religiões de matriz africana que este personagem material e espiritual surgiu na África, e foi trazido às Américas junto com os cultos africanos. Quando uma macamba - denominação de mulher, na seita Cabula - dava a luz a dois gêmeos e, caso houvesse no segundo parto o nascimento de outro menino, era este considerado 'Doum', que veio ao mundo para fazer companhia a seus irmãos gêmeos. Caso viesse à luz duas meninas gêmeas, recebiam o nome de 'Liana' e 'Damiana' e, se nascesse outra menina a seguir, a esta criança davam e dão o nome de 'Damiana'.  Sincretismo:  Com os santos médicos, que foram gêmeos e médicos, tem sua razão na semelhança das imagens e missões idênticas com os "Erês" da África, mas como faltava "Doum", colocaram-no junto a seus irmãos, com seus pequenos bastões de pau, obedecendo à semelhança dos santos católicos, formando assim a trindade da irmanação. Sua festa é realizada em 27 de setembro, dia de São Cosme e São Damião. Seus festejos vão até o mês seguinte, outubro, quando se comemora o Dia das Crianças.  "Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos"  ~Pitágoras

São Cosme, São Damião e Doum, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoem os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra superstições tolas e todas as práticas malignas.

Que as forças da natureza; canais de emanação do Axé, que é o poder divino, estejam sempre alimentando nosso espírito para que vibremos com harmonia,   Transmitindo paz e luz a todos aqueles que merecem destas que são as maiores dádivas divinas.

Que a verdadeira alegria e honestidade estejam em todas nossas ações, fortificando os sagrados laços familiares, trazendo fertilidade e abundância para nosso lar.

São Cosme e Damião nos dêem o conhecimento de que precisamos para exercer nossas tarefas, garantir nosso sustento e evolução. Que possamos cumprir o carma com alegria e sem as reclamações que estragam o fruto já alcançado.

Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranqüila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração.

Peço que através da fé sejam abertos meus caminhos e dos que me querem bem. Que as pessoas que por algum motivo me querem o mal não tenham nenhum poder nem ânimo para m e fazer mal, me abater, ou aos que estão comigo.

Sejam São Cosme, Damião e Doum; girando em sincronia com a Sagrada Família e com o poder do Sagrado Coração de Jesus Cristo, Oxalá, sejam meu escudo e bastião de minha família contra os que vivem para iniqüidade e o hedonismo.

O Divino Espírito Santo preserve nossa força, luz e inocência, que trazemos conosco dos nossos tempos de criança e quando fazemos por merecer levamos até o desenlace final, tornando a vida mais alegre, colorida e completa.

Que vossa proteção, São Cosme, Damião e Doum, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: "Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu".

Assim seja!


-o-o-o-

Salve o Pai, o Filho e o Espírito Santo! Salve São Cosme, Damião e Doum, Crispim, Crispiniano, os filhos de Ogum. Saravá todos os Orixás e Santos, salve meu São Jorge Guerreiro! Viva todas as crianças! Erê! Oni Ibejada!

Salve Cosme, Damião e Doum, saravá as crianças, Onibejada!!! Erê!'

Observações:

'Doum', origem:

Conta o folclore das religiões de matriz africana que este personagem material e espiritual surgiu na África, e foi trazido às Américas junto com os cultos africanos. Quando uma macamba - denominação de mulher, na seita Cabula - dava a luz a dois gêmeos e, caso houvesse no segundo parto o nascimento de outro menino, era este considerado 'Doum', que veio ao mundo para fazer companhia a seus irmãos gêmeos. Caso viesse à luz duas meninas gêmeas, recebiam o nome de 'Liana' e 'Damiana' e, se nascesse outra menina a seguir, a esta criança davam e dão o nome de 'Damiana'.

Sincretismo:

Com os santos médicos, que foram gêmeos e médicos, tem sua razão na semelhança das imagens e missões idênticas com os "Erês" ou "Ibejis" da África, mas como faltava "Doum", colocaram-no junto a seus irmãos, com seus pequenos bastões de pau, obedecendo à semelhança dos santos católicos, formando assim a trindade da irmanação. Sua festa é realizada em 27 de setembro, dia de São Cosme e São Damião. Seus festejos vão até o mês seguinte, outubro, quando se comemora o Dia das Crianças. Clique aqui e saiba como fazer uma oferenda...

"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos" 
~Pitágoras










Um comentário:

Ronald Sanson Stresser Junior disse...

Deus, o mês de setembro é abençoado! É nele que ocorre o Equinócio Primaveril, e, toda a natureza se renova no hemisfério sul da Terra. Logo após o início da Primavera, no dia 27, São Vicente de Paulo nos lembra da importância do amor e caridade. São Cosme e São Damião da ciência e da medicina. No dia 29 seus Arcanjos venceram e vencem todo mal, sob o comando de Seu Santo São Miguel Arcanjo. No dia 30 de setembro deste mês, que marca o início de um novo ciclo de prosperidade e fartura, São Jerônimo vem nos lembrar da justiça, nos abençoando através da sabedoria do Evangelho. Gratidão Senhor! Saravá São Cosme e Damião! Saravá Xangô! Que todas as crianças sejam protegidas, tenham acesso à saúde, alimentação e educação de qualidade. Que todos olhemos pelas crianças, e, pelos jovens, que eles são o futuro do nosso planta. Que as famílias sejam unidas e formem os jovens com muito amor e dedicação. Erê! Gratidão Deus! Que o Senhor nos abençoe a todos!Stresser