Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

sábado, 21 de novembro de 2009

A Umbanda: 11 a 14 - O que é Chakra, Linha Neutra, Boiadeiro e Ponto Riscado?




11. O que é Chakra?

São os locais de concentração de magnetismo no corpo, onde se aglomera os centros nervosos do corpo humano. Clique aqui e leia mais sobre os Chakras.

12. O que são as Linhas Neutras ou Auxiliares?

Como o nome diz, são os auxiliares dos guias, . Normalmente, são os espíritos que tiveram sua última reencarnação em período mais atual. Os marinheiros atuam na Linha das Águas, como ativos auxiliares nos tratamentos de purificação, tais como vícios de qualquer espécie. Os baianos são o elo de ligação dos guias à Terra. Os boiadeiros cuidam da harmonia entre os médiuns durante os trabalhos. A Linha dos Ciganos também é neutra, bem como a das Almas. Os Espíritos que trabalham nestas linhas não têm o direito de tomar para si a proteção das pessoas, muito menos exigirem exclusividade. Entidades dentro desta linha da Umbanda são respeitadoras, são apenas auxiliares das entidades maiores. Se uma entidade da linha Cigana, por exemplo, insistir em ficar ao lado de alguém, deve ser afastada porque não é entidade de luz, exceto se veio para abrir o caminho para as outras entidades.

13. O que são os Boiadeiros?

Entidades responsáveis pelo bom andamento dos trabalhos e por tornar o grupo mediúnico harmonizado entre si. São guardiões, vigilantes; Espíritos de Vaqueiros, Tropeiros e até Cangaceiros se manifestam nesta linha. A Linha dos Boiadeiros é uma Linha Neutra. Por ser uma linha neutra os boiadeiros tem acesso direto com os exus e trabalham assim com muita naturalidade mas sem perder a sua marcante identidade. Eles dizem que são filhos do sol, da lua, do vento, da chuva, dos trovões e da mata. A Natureza é quem os domina. São especialistas em cuidar de coisas da família, o que eles, tanto quanto os ciganos, tem um respeito muito grande, nesta esfera são grandes aliados dos Preto-velhos.

14. O que é um ponto riscado?

O ponto cantado auxilia na sintonia mental com a linha vibratória que estamos invocando. O ponto riscado, que são desenhos feitos pelas Entidades incorporadas em seus médiuns, identifica a origem da entidade, quais os seus domínios e a quem é subordinada. Dá firmeza aos trabalhos da entidade. Risca-se com a pemba. Possuem função mágica, podendo ter diversos significados diferentes. Cada Entidade porém, possui um ponto de identificação e vários outros pontos para suas magias e mirongas, o primeiro pode ser mostrado sem maiores restrições, como costumeiramente vemos nos nomes das casas de Umbanda e em livros, já outros são 'secretos' e só a entidade possue seus segredos.

Nenhum comentário: