Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Calmantes Naturais - Receita de Chá de Arruda-da-Síria



A tensão do dia-a-dia, a agitação, os problemas do quotidiano... são tantos os agentes geradores de estresse, nos dias de hoje, que fica até difícil enumerar todos. Mas calma, não estamos aqui para falar do que deixa você nervoso e irritado, incomodado com tudo, a intenção é dar uma dica de tranquilidade, às vezes, uma simples xícara de chá pode produzir efeitos tranqüilizantes e inesperadamente eficazes.

Existem calmantes naturais que acalmam até aqueles que não acreditam muito na fitoterapia ou nos poderes das ervas. Em uma pesquisa reuni uma pequena mas robusta lista dos calmantes naturais mais usados, não só por seus efeitos tranqüilizantes, também pelo aroma e paladar agradáveis.

Dentre as opções aqui sugeridas, certamente você vai achar o sabor que mais lhe agrada. Você terá mais calma bastando para isto apenas um pouco de água quente + sua erva favorita + mel. Conheça as ervas calmantes mais importantes e fáceis de encontrar, escolha a que mais lhe agrada e pronto, é só preparar seu chá e relaxar.

Sementes de Papoula – Funcionam como relaxante do sistema nervoso.

Camomila – Chá bastante difundido, fácil de encontrar e com paladar muito apreciado, é uma planta em que até o cheiro é calmante.

Ginseng – Usado em pó, é conhecido como um excelente fitoterápico antiestresse.

Capim-limão – Seu chá combate o nervosismo.

Kava-kava – Usado sob a forma de cápsulas, geralmente é tomado pela manhã.


Erva-doce – Excelente tranqüilizante. Pode ser usada como chá de suas folhas ou sementes, além de sucos e outras receitas.

Cenoura – Pode ingeri-la crua ou mesmo cozida desde que no vapor, para que funcione como calmante, liberando todas as suas propriedades.

Mulungu – Indicado nos casos de excitação nervosa, por restituir o sono natural.

Tília – Um importante agente contra a tensão nervosa que não só estimula o sono, como também acalma.

Valeriana – Suas folhas produzem um poderoso chá, que é muito bom e pode ser ingerido sem problemas por jovens e idosos.

Alface – Com folhas calmantes, é presença marcante em saladas, além de que o chá de sua raiz um ótimo tranqüilizante.

Calmantes especiais: arruda e alfazema possuem em suas propriedades calmantes um composto que atua como auxiliar nos tratamentos da ansiedade, insónia e sistema nervoso, tendo ação sedativa e tranqüilizante.

Veja nossa receita de como fazer Chá de Arruda-da-Síria:
* obs: Atenção, a erva usada no chá é arruda-da-síria, a arruda brasileira é abortiva e venenosa!!!

1 COLHER DE SOPA DE FOLHA DE ARRUDA FRESCA

1 COPO DE ÁGUA FERVENDO

- Picar as folhas, deixar dentro de uma xícara, despejar água fervendo e deixar bem tampada por 15 a 20 minutos.

- Tomar 2 copos por dia, para aliviar dores de cabeça e acalmar. Diz a sabedoria popular que também é excelente contra mau olhado.

Pronto, agora é só escolher o chá de sua preferência, esquentar a água e esfriar a cabeça. Namastê.

Observação: A arruda é considerada uma planta emenagoga, ou seja, provoca a menstruação. Por isso, o chá de arruda é contraindicado durante a gravidez. A arruda estimula as fibras musculares do útero, provocando contrações uterinas que podem causar sangramentos e, se a mulher estiver grávida, aborto e morte do feto. A receita preparada é com arruda-da-síria (veja no google!)

Nenhum comentário: