Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

As 38 Essências de Bach e suas Indicações





AGRIMONY

Nome científico: Agrimonia eupatoria

Qualidades Positivas: Traz as emoções ocultas à superfície. A personalidade Agrimony, em geral, mostra-se alegre, entusiasta, popular e parece estar em paz com o mundo. Honestidade emocional, reconhecendo e trabalhando com a dor emocional; obtendo a verdadeira paz interior.

Qualidades Negativas: Esconde emoções muito fortes dentro de si. Detesta situações de conflito e brigas, sendo conhecida como "panos-quentes". Falsa calma exterior ou alegria que esconde conflito interno ou tormento. Sofre em geral de ansiedade, angústia, com sensação de aperto no peito, pois reprime seus sentimentos. Tem forte atração por drogas, especialmente álcool, que ajudam a manter a máscara de alegria. É ligada a convenções sociais e acha difícil mostrar vulnerabilidade ou dor. Ajuda a limpar os "venenos" das emoções negadas. São hipersensíveis.

ASPEN

Nome científico: Populus tremula

Qualidades Positivas: Confiança e segurança no encontro com o desconhecido; aumento da percepção consciente com relação ao mundo espiritual e às forças espirituais.

Qualidades Negativas: Indicada a todas as pessoas que são extremamente apreensivas quanto ao futuro e a tudo que lhes é desconhecido, pois se sentem desprotegidas e vulneráveis. Costumam ter a sensação de que algo horrível poderá lhes acontecer. Medo da morte; medo do escuro; medo do desconhecido.

BEECH

Nome científico: Fagus sylvatica

Qualidades Positivas: Tolerância, aceitação das diferenças e imperfeições.

Qualidades Negativas: Para pessoas extremamente críticas consigo mesmas e com os outros. São consideradas chatas, "cri-cri". Tendem a autodestruição e auto-reprovação, se desqualificando frequentemente. São exigentes, moralistas e intolerantes.

CERATO

Nome científico: Ceratostigma willmottiana

Qualidades Positivas: Confiança no próprio saber interior; intuição; autoconfiança; certeza.

Qualidades Negativas: Para aqueles que necessitam fortalecer sua personalidade, adquirindo maior consciência sobre seus valores e crenças, para que deixem de buscar nos outros as respostas para suas dúvidas. Normalmente essas pessoas não sentem autoconfiança suficiente para tomar decisões e dependem muito da opinião alheia.

CENTAURY

Nome científico: Centaurium erythaea ou Centaurium umbellatum

Qualidades Positivas: Fortalece o ego e a individualidade. Traz coragem para a expressão das próprias idéias e desejos. Servindo a partir de força interior. Reconhecimento sábio das próprias necessidades, agindo a partir da força do propósito interior. Habilidade de dizer "não" quando isso for apropriado.

Qualidades Negativas: Indicada para as pessoas que tendem a submeter-se à vontade alheia, fazendo de tudo para agradar. Tem grande dificuldade em dizer "não". Não respeitam suas prórias necessidades e limites, sentindo-se frequentemente desvitalizadas e cansadas.

CHERRY PLUM

Nome científico: Prunus cerasifera

É uma das essências do Remédio Emergencial, também conhecido como Five-Flower Remedy, Complexe D'Urgence ou Rescue Remedy.

Qualidades Positivas: Traz força e coragem para aceitar melhor as mudanças da vida. Entrega espiritual e confiança, sentido-se guiado e protegido por um poder superior, equilíbrio e estabilidade, mesmo sob tensão extrema.

Qualidades Negativas: Para o medo de perder o controle sobre a razão e a emoção, tanto em momentos de desespêro, como em momentos de stress. Usada em situações críticas, nas quais a pessoa pode ou tem medo de cometer uma loucura, contra si mesma ou contra outros. Para aqueles que têm medo de ficarem loucos. Útil para os indivíduos que por medo de perderem o controle da situação são extremamente controladores e duros.

CHESTNUT BUD

Nome científico: Aesculus hippocastanum

Qualidades Positivas: Assimilação de idéias. Aprendendo as lições a partir das experiências da vida; entendendo o karma; sabedoria.

Qualidades Negativas: Indicada quando há repetição de erros ou experiências, por haver dificuldade em se aprender com elas. Útil em crianças com dificuldade de aprendizagem. Falta de concentração. Quando a alma está travada.

CHICORY

Nome científico: Cichorium intybus

Qualidades Positivas: Amor impessoal doado livremente, respeitando a liberdade e a individualidade dos outros.

Qualidades Negativas: Excelentes resultados são obtidos, quando usada em pessoas possessivas, ciumentas, manipuladoras, que não conseguem viver sem a presença de outros, valendo-se de quaisquer artificios para conseguí-lo. Exigem mais do que dão. Para aqueles que que fazem cobranças excessivas de atenção; crises de birra das crianças, natureza apegada ou manhosa demais; saudade do céu. Para quem ainda não está feliz na terra. Congestão emocional. Para se satisfazer com o próprio corpo. Bom também para animais domésticos.

CLEMATIS

Nome científico: Clematis vitalba

É uma das essências do Remédio Emergencial, também conhecido como Five-Flower Remedy, Complexe D'Urgence ou Rescue Remedy.

Qualidades Positivas: Presença desperta, manifestando inspiração na vida prática, vivendo bem presente dentro do seu próprio corpo.

Qualidades Negativas: Para indivíduos extremamente sonhadores, que vivem no "mundo da lua", levando a uma não conexão com o mundo e o corpo físico. Falta uma presença fisica e emocional no aqui e agora, no presente. Geralmente estão no futuro. Para pessoas distraídas, especialmente crianças em idade escolar. Pode haver casos, em que por determinada situação da vida, a pessoa desconecte-se, numa forma de escapismo. Muito útil para adolescentes "desligados".

CRAB APPLE

Nome científico: Malus sylvestris - Malus pumila

Qualidades Positivas: Pureza interior aceitação do corpo físico e do mundo físico.

Qualidades Negativas: A essência floral é usada em pessoas que sentem o corpo impuro ou imperfeito, envergonhando-se por isso. Tais pessoas são obsessivamentes "préocupadas" com impurezas, sejam reais ou imaginárias. Tem aversão a sujeira e a tudo que não esteja em perfeita ordem. A essência ajuda estas pessoas a aceitarem a vida, sem sofrer com as imperfeições do mundo e dos seres humanos.

ELM

Nome científico: Ulmus procera

Qualidades Positivas: Servir alegremente; fé e confiança para completar as suas tarefas.

Qualidades Negativas: Para pessoas que se sobrecarregam com responsabilidades, muitas vezes se encontram acima de suas forças, levando a sentimentos de insegurança e solidão. Sentimento de que vai ter que fazer tudo sozinho.

GENTIAN

Nome científico: Gentiana amarella

Qualidades Positivas: Traz coragem para enfrentar os problemas e novas motivações para viver. Traz amparo e aconchêgo à alma. Perseverança, confiança, fé para continuar apesar dos aparentes reveses.

Qualidades Negativas: Para pessoas deprimidas, frustradas, desmotivadas com a vida, que se sentem muito sozinhas. Dúvida e desencorajamento devido a revezes, especialmente devido à falta de confiança e entendimento dos fatos da vida pessoal.

GORSE

Nome científico: Ulex europaeus

Qualidades Positivas: Traz um novo sentido ao viver, uma nova luz, esperança. Motivação e vida. Fé profunda e permanente; estabilidade e otimismo.

Qualidades Negativas: Para aqueles que perderam as esperanças de uma vida melhor e tornaram-se apáticos. Podem apresentar tendências suicidas. Indicada no início de um tratamento, principalmente quando a pessoa não tem mais esperança em sua cura. Expectativa de sucessão de sofrimentos devido aos fatos da vida.

HEATHER

Nome científico: Calluna vulgaris

Qualidades Positivas: Tranqüilidade interior e auto-suficiência emocional.

Qualidades Negativas: Classicamente é usada em pessoas que não conseguem ficar sozinhas, pois precisam estar constantemente falando, de forma loquaz, de seus problemas, suas conquistas e suas vidas. São egocêntricas e egoístas. Também pode ser usada em pessoas que não conseguem ficar sozinhas, pois não podem contatar seu Eu interior por sentirem-se vazias e solitárias, nem sempre apresentando a característica de loquacidade.

HOLLY

Nome científico: Ilex aquifolium

Qualidades Positivas: Traz a consciência da infinita capacidade de amar e perdoar, que o ser humano possui. Sentindo-se amado e amando os outros; compaixão universal, coração aberto.

Qualidades Negativas: Indicada para as pessoas que trazem uma profunda raiva dentro de seus corações. Indivíduos invejosos, agressivos e ciumentos. Pessoas que não se sentem amadas. Abre o coração para o verdadeiro amor; aceitação plena de compaixão pelo outro; Sentimento de que não há amor suficiente para se levar à vida. Muito indicado para os moribundos também.

HONEYSUCLE

Nome científico: Lonicera caprifolium

Qualidades Positivas: Chegar plenamente ao presente; clareza emocional e liberdade.

Qualidades Negativas: Para aqueles que vivem no passado; nostalgia; inabilidade de encarar o presente com atenção plena.

HORNBEAM

Nome científico: Carpinus betulus

Qualidades Positivas: Energia, entusiasmo, envolvimento nas tarefas cotidianas.

Qualidades Negativas: Para as pessoas que se encontram esgotadas mentalmente. Desanimadas. Sentindo-se sobrecarregadas. Normalmente estas pessoas sentem-se cansadas, mas quando começam uma atividade, o cansaço desaparece. Pode ser útil na "síndrome da segunda-feira". Para cansaço sem razão aparente; inabilidade ou resistência em encarar as tarefas do dia; evitando ou sentindo aversão pelas tarefas diárias.

IMPATIENS

Nome científico:Impatiens balsamica

É uma das essências do Remédio Emergencial, também conhecido como Five-Flower Remedy, Complexe D'Urgence ou Rescue Remedy.

Qualidades Positivas: Paciência, aceitação, fluindo com o ritmo dos eventos e das outras pessoas.

Qualidades Negativas: Utilizada em pessoas que normalmente são impacientes, fazem tudo muito rapidamente, irritando-se com o ritmo mais lento dos outros. São geralmente perfeccionistas e intolerantes com os erros alheios.

LARCH

Nome científico: Larix decidua

Qualidades Positivas: A essência fortalece a alma trazendo coragem, autoconfiança, expressão criativa, espontaneidade, segurança e determinação.

Qualidades Negativas: Para pessoas que têm medo de errar, por não se sentirem capazes. Chegam a não tentar, por acreditar que vão fracassar ou entram em ansiedade por antecipação. Confiança na auto-expressão criativa, espontaneidade; para aqueles que se censuram por duvidarem de si próprios, embora sejam realmente capazes.


MIMULUS

Nome científico: Mimulus gutatus

Qualidades Positivas: A essência traz coragem e fortalece a vontade. Coragem e confiança em enfrentar os desafios da vida.

Qualidades Negativas: Para as pessoas que tem um profundo medo, do qual tem consciência de sua causa, mas não conseguem superá-lo por não se sentirem com coragem para tanto. para o medo. Vencendo os desafios diários; superando os medos e preocupações que tendem a obstruir e incomodar desnecessariamente a personalidade. Timidez e inibição social.

MUSTARD

Nome científico: Sinapis arvensis

Qualidades Positivas: Estabilidade; profunda alegria.

Qualidades Negativas: Indicada nos casos de depressão, onde não há causa aparente. Para estados maniaco-depressivos; sentimento de sobrecarga por uma "nuvem negra" que parece ter surgido de repente ou sem razão.

OAK

Nome científico: Quercus robur

Qualidades Positivas: Traz a consciência dos limites de seu corpo físico e de suas possibilidades emocionais. Força equilibrada, aceitando limites, sabendo quando se entregar.

Qualidades Negativas: Indicada para pessoas que tendem a se sobrecarregar de trabalho, não se permitindo momentos de lazer. Necessitam sentir-se úteis. Excessiva auto-exigência. Para aqueles que lutam com esforço e perseverança incessantes; traz força com qualidades de marte e energia. Precisam aprender a se soltar.

OLIVE

Nome científico: Olea europaea

Qualidades Positivas: Revitalização: corpo físico nutrido por fontes mais elevadas de energia.

Qualidades Negativas: Para aqueles que ultrapassam seus limites físicos, consciente ou inconscientemente. Fortalecimento e renovação; para exaustão após longa luta ou quando as forças físicas/etéricas foram severamente exauridas.

PINE

Nome científico: Pinus sylvestris

Qualidades Positivas: Traz a compreensão e o perdão dos próprios erros, libertando a alma para prosseguir no seu caminho de evolução. Perdão a si próprio; habilidade em deixar ir embora o passado.

Qualidades Negativas: Para pessoas que trazem muitas culpas no coração, com freqüente auto-reprovação. Tendências autodestrutivas. Na sexualidade alivia problemas relacionados à culpa. Liberação de culpa e autocondenação; tendência a ser duro consigo próprio; incapacidade de perdoar a si mesmo por erros passados e fatos da vida.

RED CHESTNUT

Nome científico: Aesculus carnea

Qualidades Positivas: Cuidado e preocupação objetivos; paz interior, confiança no desenrolar da vida.

Qualidades Negativas: Para aqueles que sentem profunda ansiedade e constante preocupação pelo bem estar dos outros. Enviando calma e pensamentos de cura para as outras pessoas; para preocupação excessiva com os outros, para a expectativa que o pior pode acontecer aos outros.

ROCK ROSE

Nome científico: Helianthemum nummularium

É uma das essências do Remédio Emergencial, também conhecido como Five-Flower Remedy, Complexe D'Urgence ou Rescue Remedy.

Qualidades Positivas: Traz coragem e segurança. Coragem autotranscendente, paz interior e tranqüilidade ao enfrentar grandes desafios.

Qualidades Negativas: Para pessoas que entram em pânico, terror, em situações emergenciais (reais ou imaginárias), geralmente quando há ameaça da própria vida. Também pode ser indicada para os processos de morte, quando a pessoa acha que o ego será destruído ou aniquilado.

ROCK WATER

Origem: Água de nascente energizada e potencializada.

Qualidades Positivas: A essência ajuda a desenvolver maior flexibilidade interior. Receptividade fluente, em contato com a vida emocional.

Qualidades Negativas: Para pessoas que são muito mentais, extremamente exigentes consigo mesmas; que tendem a ultrapassar seus próprios limites. São extremamente rígidas com relação à vida. Perfeccionistas. Adotam padrões de vida que são extremamente restritivos e mecânicos.

STAR OF BETHLEHEM

Nome científico: Ornithogalum umbellatum

É uma das essências do Remédio Emergencial, também conhecido como Five-Flower Remedy, Complexe D'Urgence ou Rescue Remedy.

Qualidades Positivas: Esta essência traz uma recuperação profunda com suavidade e calma. Aliviando, curando, confortando depois de choque ou trauma.

Qualidades Negativas: Indicada para pessoas que sofreram algum tipo de trauma, recente ou passado, e não conseguiram superá-lo adequadamente. Estas pessoas podem ter procurado esquecer tal fato, através de drogas ou outra forma de "anestesiamento" da consciência.

SCLERANTHUS

Nome científico: Scleranthus annuus

Qualidades Positivas: É uma essência enraizadora, trazendo estabilidade e orientação. Decisão, resolução interna, agindo a partir da certeza do saber interior.

Qualidades Negativas: As pessoas que necessitam desta essência normalmente são indecisas, ficam "oscilando" entre um ou outro caminho a percorrer, muitas vezes adiando a decisão por longo tempo. Estão constantemente mudando de humor.

SWEET CHESTNUT

Nome científico: Castanea sativa

Qualidades Positivas: A essência traz serenidade, paz e a consciência da presença de Deus. Profunda coragem e fé advindas do contato com a fonte espiritual dentro de nós.

Qualidades Negativas: Indicada para indivíduos que se sentem desamparados, sozinhos e longe de Deus. Não conseguem ver "a luz no fim do túnel". Momentos conhecidos como a "Noite Negra da Alma". Desespero extremo.

VERVAIN

Nome científico: Verbena officinalis

Qualidades Positivas: Equilibra o potencial carismático e de liderança dessas pessoas. Passional e carismático; fortes ideais e convicção que incorporam o Eu.

Qualidades Negativas: Para os indivíduos muito entusiasmados com suas próprias idéias, que tentam convencer os demais o tempo todo. Apresentam freqüente sentimento de indignação. Expressão verbal exacerbada. Extremos, excessos, fanatismo.

VINE

Nome científico: Vitis vinifera

Qualidades Positivas: Essa essência estimula a liderança positiva, flexibilidade e respeito aos outros. Servir impessoal. Tolerância em relação à individualidade dos outros. Propicia o serviço social positivo e a liderança, deixando com cada um o direito de escolha.

Qualidades Negativas: Indicada aos líderes autoritários, que desejam impôr sua vontade aos outros. Rígidos. Donos da verdade. Se preciso, chegam a ser sádicos para conquistarem o que desejam. Possuem uma enorme necessidade de auto-afirmação. Egoísmo excessivo.

WALNUT

Nome científico: Juglans regia

Qualidades Positivas: Traz estabilidade a colabora nas adaptações, que a vida exige. Libertando-se de influências limitadoras; fazendo transições sadias na vida; coragem para seguir o próprio caminho ou destino. "O rompedor de vínculos" do Dr. Bach; rompendo com velhos padrões de habito; encontrando a própria direção livre da pressão das outras pessoas da família, da comunidade.

Qualidades Negativas: Auxilia o ego a manter-se coeso durante processos de transição, sejam eles físicos, psíquicos ou geográficos.

WATER VIOLET

Nome científico: Hottonia palustris

Qualidades Positivas: Essa essência permite a pessoa experimentar o amor e confiança nos outros. Capacidade de compartilhar os seus dons com os outros, apreciando as relações sociais.

Qualidades Negativas: Indivíduos arrogantes, que se mantêm afastados dos outros, por terem dificuldades de se relacionarem. Consideram-se superiores aos demais. Normalmente não se envolvem nos problemas alheios e não gostam de depender de ninguém. Detestam multidões. Têm poucos amigos e muito bem selecionados.

WILD ROSE

Nome científico: Rosa canina

Qualidades Positivas: Restaura a energia vital da alma, particularmente na conexão com o corpo físico e com o mundo físico, ajudando o indivíduo a retomar o interesse e a alegria pela vida.

Qualidades Negativas: Para pessoas que estão apáticas diante da vida, sem forças para lutar contra as adversidades, principalmente as doenças, entregando-se. Não acham motivação em nada.

WHITE CHESTNUT

Nome científico: Aesculus hippocastanum

Qualidades Positivas: Traz serenidade mental. Quietude interior; mente calma e clara.

Qualidades Negativas: Indicada para pessoas que costumam ruminar idéias e/ou pensamentos, desligando-se do que ocorre à sua volta de tão absorvidas que estão em suas próprias idéias. Quando a mente dispara ou alimenta um pensamento obsessivo, incessante.

WILD OAT

Nome científico: Bromus ramosus

Qualidades Positivas: É uma essência ancoradora. Traz à alma seu verdadeiro propósito na Terra. Trabalho como expressão de um chamado interior; trabalho e estilo de vida que expressam metas e valores interiores; experiências de trabalho motivadas por um sentido de propósito de vida e de serviço superior.

Qualidades Negativas: Para aqueles que não definiram sua vocação profissional, seus propósitos de vida. Útil às pessoas que mudam constantemente de profissão por sentirem-se insatisfeitas, ou não acharem seu verdadeiro propósito. Nos adolescentes que estão procurando definição profissional. Para aquelas pessoas que estão alienadas no seu trabalho. Para o chamado do destino.

WILLOW

Nome científico: Salix vitellina

Qualidades Positivas: Traz a autoconsciência e consequentemente a responsabilidade de cada um sobre sua vida. Para transformação, flexibilidade.

Qualidades Negativas: Para aqueles que culpam a tudo e a todos pelo que lhes acontece de ruim na vida. Pessoas amargas, queixosas. Curtindo mágoas, toxicidade emocional

Fonte: Site Somos Todos Um - Artigo de Thais Delboni

Nenhum comentário: