Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

sábado, 7 de novembro de 2009

7 de Novembro : Santo Prosdócimo di Padova



San Prosdocimo. Andrea Mantegna
Polittico di San Luca 1453
São muitos os nomes que soam familiares e típicos de certas localidades italianas, mesmo parecendo insólitos, estranhos ou exclusivos. Estes nomes estão ligados ao culto de um Santo local, em muitos casos de um antigo Bispo e em outros de um Mártir.

O nome Prosdócimo, pouco frequente atualmente, para os familiarizados imediatamente mostra sua origem da região do Vêneto, da cidade de Padova e, mais tarde, também de Rieti. 

Isto porque o culto a este Santo vem de uma tradição muito antiga do século II, que homenageia o primeiro Bispo de Padova, de Rieti e também, Padroeiro destas duas cidades. Segundo narram os registros oficiais da Igreja, Prosdócimo teria evangelizado também toda a Veneza ocidental, numa grande obra de difusão que fixou definitivamente o Cristianismo no coração daquelas populações.

Até a mais bela imagem dedicada à ele, acabou sendo feita por um ilustre artista italiano, faz parte de um conjunto dedicado a Santa Justina, outra mártir célebre daquela região. Na tela, Prosdócimo aparece com o típico atributo do jarro, símbolo da sua incansável atividade de batizador, ou seja, formador do rebanho do Senhor.

Nas várias regiões de Rieti e Padova, o Bispo Prosdócimo teria patrocinado prodígios e milagres, que as mais antigas tradições, descrevem com toda a liberdade de expressão, reforçando ainda mais seus exemplos edificantes de fé em Cristo. Às vezes, porém, os poucos documentos, tornam mais redundantes as tradições. Como foi o caso deste bispo. Depois de sua morte, se encontrou o registro citando que a comunidade erguera fora das muralhas de Padova, a igreja Santo Prosdócimo, que mais tarde se tornou a basílica de Santa Justina, uma das mais belas da cidade.

A glória do Bispo Prosdócimo teria sido de fato Justina, ter sido convertida por ele. Esta nova cristã soube manter intacta a sua fé, enfrentando o martírio na perseguição de Nero. Entretanto, Prosdócimo foi poupado, não havendo nenhum registro, ou tradição, que explique o porque.

O Bispo Prosdócimo morreu naturalmente, carregado de merecimentos e de anos. O seu culto ainda é vigoroso, sendo venerado pelos fiéis, que rezam por sua paternal intercessão nas situações de aflição e desânimo. A Igreja confirmou a sua celebração e no calendário litúrgico, Santo Prosdócimo deve ser homenageado no dia 07 de novembro.

O nome Prosdócimo em grego significa "esperado". Ele foi o primeiro evangelizador destas cidades. De fato, verdadeiramente o esperado por elas, que ainda eram pagãs. A tradição diz que ele teria sido enviado para atendê-las pelo próprio São Pedro, que para isto ele próprio o consagrou como o primeiro Bispo de lá.

ORAÇÃO A SÃO PROSDÓCIMO

"Ó glorioso São Prosdócimo, celeste padroeiro da caridade e protetor dos infelizes, que enquanto sobre a Terra nunca faltaste aos que lhe recorrem. De onde estás vede a multidão de males e misérias que nos oprimem, corre então em nosso auxílio; alcançai junto ao Senhor nosso Deus socorro aos pobres, alívio aos enfermos, consolação a quem está aflito. 

Busca ó São Prosdócimo de Pádua a caridade dos ricos, a consciência pura para os transviados, o zelo aos que propagam a Fé, a tranquilidade as nações e a salvação a todos que lhe evocam.

Que todas as almas sofredoras, e bem aventuradas, possam gozar do benefício de sua intercessão junto a Santíssima Trindade. Que todos possam ser socorridos das misérias que enfrentarem nesta vida, para um dia poderem estar contigo no Céu; onde toda tristeza cessará, todas as dores se acalmarão, todas as lágrimas secarão. 

Um dia estaremos junto contigo, ó glorioso São Prosdócimo, nas Alturas, usufruindo do prazer, da alegria e da felicidade que fazem parte da vida eterna. 

Assim seja!"

Recomendado para você

Nenhum comentário: