Nosso conteúdo é vasto! Faça sua busca personalizada e encontre o que está procurando...

Translate

quinta-feira, 11 de junho de 2009

11 de junho - Pombagira



Pomba-gira (Pombagira), é Exu-mulher. É uma entidade da Quimbanda, linha de esquerda que completa a Umbanda no equilíbrio do Universo, como acontece na filosofia oriental sintetizada no Yin e Yang que representa o equilíbrio de forças opostas, complementares. 

Diferente da Umbanda, surgida em 1908 no Estado do Rio de Janeiro. A Quimbanda é de origem mais remota, africana e milenar, perdendo-se no passado pois ninguém sabe exatamente quando ela nasceu. Por este fato acontece o sincretismo das Deidades pagãs com os Exus e Pombagiras. Os romanos tiveram um vasto império no continente africano e devem ter influenciado esta ligação. Muito provável comemora-se o dia de Pombagira em 11 de junho devido a seu sincretismo com a Deusa Fortuna, filha de Júpiter. Na Roma antiga o dia de hoje era dedicado a esta Deusa, 13 dias depois acontecia um festival em sua homenagem, o Fors Fortuna. Hoje a Umbanda e a Quimbanda se completam, uma é continuação da outra.

Fortuna é a Deusa romana da sorte, seja ela boa ou má, e da esperança; por sua vez corresponde a divindade grega Tyche. Era representada com portando uma cornocópia e um timão, que simbolizavam a distribuição de bens e a direção da vida dos humanos. Em muitas imagens Fortuna era representada cega ou com uma venda sobre os olhos, pois a distribuição de seus desígnios é feita de forma aleatória. Pombagira também tem os mesmos desígnios, distribuir sorte, seja ela boa ou má, bens materiais, guiar ou desviar os humanos. Pombagira vibra cosmicamente na mesma frequencia da energia sexual pura e responde sempre a Exu. Cada Exu chefe de falange tem a seu serviço, além de outros 7 Exus, mais 7 Pombagiras; cada uma destas 7 entidades, por sua vez, tem outras sete e assim por diante, 7x7x7... formando as falanges.

Existem inúmeras falanges dessas entidades, que ajudam muitas pessoas nos terreiros de Umbanda; quando estes realizam seus trabalhos de esquerda. Nada mais justo que homenageá-las no dia de hoje com um pensamento, uma reverência, um agrado. Longe de querer afrontar o Corpus Christi dos católicos, religião pela qual os umbandistas tem o maior respeito, pois também acreditamos na passagem de Cristo (Oxalá) pela Terra, saudemos também hoje Exu-mulher. Laroiê Bombogira!

A oferenda para Pombagira é realizada em encruzilhadas de "T", na porta de Cemitérios, praias e matas... dependendo da entidade que se pretende fazer o agrado. Estas entregas são feitas com velas bicolres, vermelhas e pretas, ou brancas, vermelhas e pretas, geralmente em número de 1, 3 ou 7. Os amalás para Pombagira são acompanhados de champagne, vinhos, bebidas fortes como o gim, Bourbon e, em alguns casos pinga. A elas são oferecidos cigarrilhas e cigarros, rosas e cravos vermelhos, fita preta entrelaçada com vermelha, sempre em número e metragem ímpar; mel, licor de anis, espelhos, enfeites, jóias, bijuterias, batons, perfumes... enfim, tudo mais que uma mulher gosta e preza.

Saravá! Dona Maria Padilha, Rosa dos Ventos, Rainha das 7 Encruzilhadas, Pomba-Gira da Calunga, Pomba-Gira das Almas, Pomba-gira Cigana, Pomba-gira Maria Mulambo, Rosa Caveira, Dona Tata Caveira! Salve Maria da Gargalhada, e Dona Maria Quitéria! Saravá as Pombagiras da Calunga, das Almas, da Encruza e das Matas... Salve Exú! Saravá todas as Pombagiras! Salve as 7 Linhas da Umbanda, salve as 7 Linhas da Quimbanda! Seo Caveira, Laroiê Emojibá!

Na imagem a Deusa Fortuna e Pombagira Maria Mulambo

Nenhum comentário: